sábado, 22 de agosto de 2009

Música capixaba ganhou precioso documentário, “Golias e Messias”

Golias e Messias, documentário de 45 minutos focado na paixão pelos discos em vinil, os bolachões, com época de ouro entre os anos 30 e 70, foi exibido ontem (21-08-09) no Cineclube Metrópolis, na UFES, em Vitória-ES.

SEM apoio financeiro oficial e custo de 12 mil reais bancado a duras penas pelo próprio autor, Golias e Messias tem roteiro, direção, câmera e depoimentos tomados por Marcos Veronese. Uma obra preciosa que emocionou os que enfrentaram noite chuvosa e fria para desfrutar do privilégio de assistir à apresentação, com momentos como alguns a seguir.
..............
Entre as várias declarações do Golias (Valter Viera da Silva), uma que registra as visitas, antigamente, de cantores e instrumentistas renomados do Brasil e exterior até sua loja - Golias... - para pedir uma “forcinha” na vendagem dos seus discos.
..............
Messias (Manoel Messias de Araújo), o dono da outra cultuada casa de bolachões de Vitória, reitera, embevecido, sua admiração absoluta por Bob Dylan;
..............
Marien Calixte, amante e divulgador incondicional de jazz, conta da surpresa de David Brubeck ao encontrar, na casa do jornalista, exemplar de um antigo LP que o próprio Brubeck NÃO possuía nem conseguia encontrar. Com firmeza e elegância, Marien adiantou pro semi-deus do jazz que não se desfaria da peça. Ganhou, na hora, na capa da obra, exibida na tela, uma bela dedicatória do Brubeck.
..............
Ester Mazzi fala da Rádio Espírito Santo, do apresentador Jairo Maia e, com especial ternura, sobre Aprígio Lírio, refinado talento musical capixaba dos anos 70, morto muito jovem sem ter gravado um só compacto, LP ou CD.
Milson Henriques também comenta sobre Aprígio.
..............
Luiz Paixão, profundo conhecedor de bossa-nova e jazz, no curta de Marcos mostra, entre outras preciosidades suas, um raríssimo exemplar do LP com a composição “Brasília - Sinfonia da Alvorada”, encomendada a Vinicius e Tom por Juscelino Kubitschek para a inauguração de Brasília (!).
A capa desse bolachão tem desenhos, é de babar, do Oscar Niemeyer.
..............

Golias e Messias presta justa homenagem ao violonista Maurício de Oliveira, que atingiu fama nacional e internacional com o virtuosismo das suas execuções. Maurício nasceu numa vila de pescadores em Vitória - seu pai era pescador - e cresceu numa família onde “todo mundo tocava alguma coisa.”

O Maurício que estruturou, opina Veronese, a base da música instrumental capixaba, diz no documentário:
- Não fiz o que fiz por mim. Toda minha luta, dedicação, esforço, estudos e esmero nas apresentações foram em respeito ao próprio violão, um instrumento magnífico e, para mim, uma razão de viver.

Marcos Veronese pretende transformar Golias e Messias num longa para exibição em circuito comercial.

Por ora, o documentário será, segundo Marcos, apresentado pela TVES no "Curta Vídeo" e, “em setembro” na “5ª Mostra ABD - Associação Brasileira de Documentaristas.”

2 comentários:

Juca Magalhães disse...

Porra Dino, quero assistir esse docu. Não vai rolar no youtube ou algo assim? Sou fãzão do Golias desde criancinha, a gente faz, inclusive, aniversário no mesmo dia.
Faz tempo não vou no Cebo (com c mesmo) dele. Uma vez achei um livro lá que me interessou com crônicas e causos de músicos daqui, autografado por todos inclusive. Mostrei pra ele: - ô Golias esse livro aqui tem dedicatórias pra você cara. - Ele respondeu esporrento: - Leva essa porra! - Huhauhauaua. Tá aqui na minha biblioteca guardadinho. Valeu pelo post. Um abraço.

Carlos Fernando disse...

Seu texto reinventou aquele prazer/alegria q tínhamos ao ir à esses dois "templos" em busca dos bolachões. Foram momentos de afirmação de personalidade/caráter/conhecimento num instante mágico da história da humanidade. Tive certo receio em não ler alguma coisa a mais sobre o documentário, mas como sempre, antenado, esse Blogracio vai cumprindo uma bela missão. Não esquecer de blogar as andanças do vídeo, especialmente na rede pra possamos assisti-lo.

 
Site Meter