sábado, 7 de novembro de 2009

Veículos censurados agora podem recorrer diretamente ao STF

Jornais, revistas, rádios e TVs censurados agora podem agora reclamar diretamente ao Supremo Tribunal Federal (STF).

A base para as reclamações será decisão tomada em abril pelo STF, publicada ontem (6 de novembro/2009) no Diário da Justiça e que derruba a Lei de Imprensa, obra da ditadura militar (1964-85).

O jornal O Estado de S.Paulo está hoje, 7 de novembro/2009, há 99 dias sob censura por força de ato do desembargador Dácio Vieira, do Tribunal de Justiça (TJ) do Distrito Federal.
Dácio censurou o Estadão para impedir publicação de qualquer matéria sobre a Operação Boi Barrica, da Polícia Federal, que investigou negócios de Fernando Sarney, filho do presidente do Senado, José Sarney.

Reportagem do jornal mostrou que Dácio Vieira, ex-consultor do Senado, era do convívio da família Sarney. Apesar dos diversos recursos da decisão junto ao TJ, a censura ao Estadão continua.

O Grupo Estado informa que irá "fazer uso imediato dessa nova jurisprudência", ou seja, recorrerá diretamente ao STJ.

A partir da página 15 do Diário Eletrônico do STJ (abaixo) veja na íntegra o ato jurídico que Ricardo Pedreira, diretor executivo da Associação Nacional de Jornais (ANJ), considera "uma peça histórica, definitiva, em favor da liberdade de imprensa como valor maior da democracia".

Nenhum comentário:

 
Site Meter