quinta-feira, 5 de abril de 2007

Fritura de direitos trabalhistas pela Mc Donald's na China e Riverboa

Um Mc Post Blogracio

Soube ontem pela CNN, em big matéria televisiva, que a Mc Donald's está sendo acusada, por autoridades da China, de fritar direitos trabalhistas de seus funcionários. Chineses, claro.
O Mcão, parece, não tem dó de trabalhadores chineses. De brasileiros, terá? Mesmo?
-----------------------------
Em 20 de dezembro de 2004, postei num blog nada light, o Livre Bloggar, longo texto de um talento que atende - ou atendia - pelo simpático codinome Riverboa.
Riverboa fazia ele também um blog, VACA DE HORTELÃ. Imaginem.
Não consegui localizar o Riverboa para ter autorização de republicar essa sua linda obra.
É sobre algo como "resistência urbana jovem" contra o Mc Donald's.

Republico o texto sem autorização, na esperança que o Riverboa tenha dó de mim, o que não aconteceu com o Mc Donald's.
O texto está com a grafia original, quase sem maiúsculas, uma delícia. Coragem e trace até o fim.
-----------------------------
(Riverboa)
- Galera, outro dia fui ao Mc Donald's da esquina da Presidente Vargas com a Rua Uruguaiana, levei um saquinho com 2 joelhos e 1 garrafa de 1 litro de suco de groselha (bom e velho suco de groselha).

o gerente veio pedir educadamente para que eu me retirasse, pois não estava consumindo nenhum produto da casa, eu perguntei se o estabelecimento era ou não um lugar publico.
ele respondeu que sim, eu perguntei se não se enquadra no direito de ir e vir, que prevê que um cidadão pode transitar livremente por estabelecimentos públicos desde que não interfira na paz e ordem...

dai que eu levante da maldita mesa de cadeiras vermelhinhas (provavelmente feitas pelo tinhoso) e fiquei comendo meus joelhos e bebendo a groselha enquanto ficava na fila do caixa (outro lugar público) e ao chegar minha vez fiquei perguntando o preço de tudo que estava no catálogo (apesar de conter preço no mesmo) e ficava perguntando o preço de tudo, muito calmamente, bebendo minha groselinha e perguntando... até que o atendente me tratou de maneira agressiva, dai que eu chamei o gerente (o mesmo que queria me expulsar), dai que ele disse que só pode intervir a favor de clientes, e que eu não era cliente, dai que eu disse:

"se eu estou na fila eu sou um cliente em potencial!!!", dai que ele mandou o atendente sair do caixa e colocou uma menina no lugar dele, eu disse que queria um trio big mac e ela gritou para que a cozinha preparasse o meu pedido, daí que eu disse que tinha esquecido o dinheiro em casa, e ela disse que pra cancelar o pedido, precisava chamar o gerente, adivinhem que veio!!!

pois bem, veio o maldito do gerente, pela terceira vez falar comigo, dai que eu disse que esqueci o dinheiro em casa e que ia cancelar o pedido ele depois de um tempo, passou o cracha na caixa registradora e cancelou o mesmo, dai que eu puxei uma nota de 50 reais e pedi uma coca-cola de 700ml.

o gerente me olhou de cara feia, eu perguntei se ele aceitava um lanche... ele declinou educadamente e eu peguei minha coca e fui embora..."
--------------------------
Grande Riverboa. Esteja bem e saudável.

Nenhum comentário:

 
Site Meter