sábado, 1 de maio de 2010

A direita se diverte mas Corte Internacional pode condenar Brasil por anistiar torturadores

Na Espanha o juiz Baltasar Garzón enfrenta forte resistência da igreja católica e da direita espanhola "...justamente porque não reconhece os limites impostos pela Lei de Anistia e iniciou as investigações sobre os terríveis crimes praticados pelos fascistas espanhóis durante a Guerra Civil (1936-1939) e os 37 anos seguintes da ditadura franquista..."

No Brasil, 29 de abril último, o STF manteve anistia contra torturadores no que foi considerado pela Anistia Internacional "um selo judicial à anistia que protege os membros da ditadura militar que cometeram crimes contra a Humanidade".

Sobre o assunto, trecho de  ótimo artigo de Andréia Henriques, no Última Instância, abaixo:

"Brasil pode ser condenado em Corte Internacional por anistiar torturadores

A discussão sobre o perdão que a Lei de Anistia brasileira, de 1979, concedeu aos agentes da repressão da Ditadura Militar (1964-1985) pode ter acabado no STF (Supremo Tribunal Federal). Mas o caso está longe de ser encerrado. 

O Brasil pode ainda ser condenado pela Corte Interamericana de Direitos Humanos por manter o entendimento de que os sequestros, assassinatos e torturas cometidos por agentes do estado durante o regime militar foram perdoados e esquecidos com a Lei 6.683. Essa condenação, inclusive, pode ocorrer ainda em 2010..."
.....................
Artigo integral de Andréia Henriques, no Última Instância - 30-04-10 - 14h30

Nenhum comentário:

 
Site Meter