sábado, 8 de maio de 2010

O que acontece quando você DESATIVA sua conta no Facebook

Em newsletter que recebi do ótimo ReadWriteWeb está muito interessante artigo com o mesmo  título - aqui traduzido - deste post.
Livre versão em português desse texto de Marshall Kirkpatrick :

- Facebook
é grande parte da vida de milhões e milhões de pessoas, mas o que acontece se alguém "puxar a tomada"?
Noite passada encontrei um homem que caminhou até a borda desse abismo, pronto para desativar sua conta no Facebook. Ele fez uma imagem do que apareceu quando clicou "desativar minha conta", imagem que fez o usuário recuar cuidadosamente e não pular no abismo.

Continuação
O homem desistiu de sair do Facebook atingido por forte apelo emocional e vou poupar ele e seus contatos, não coloco aqui o print screen que foi apresentado a mim.
Porém, abaixo está a imagem que surgiu quando cliquei o botão eu mesmo. Olhe bem. Acho que você nunca tinha visto essa imagem, já viu? 



Você pode acreditar nisso? Quanta manipulação!
É preciso que algo seja feito a respeito. Sem dúvida Facebook facilitou contatos entre pessoas mais que qualquer outra tecnologia neste planeta, mas afirmar que deixar o Facebook significa que seus amigos "não poderão mais manter contato com você" (Your ... friends will no longer be able to keep in touch with you) é realmente errado. Facebook dizer coisinhas como essa mostra que o aplicativo julga ter o monopólio da conexão humana.

Aparentemente um dos meus colegas de trabalho e amigo de minha mulher realmente me perderá se eu deixar o Facebook.
Porém, a foto onde está meu colega Frederic nunca foi a foto do seu perfil, apenas marcamos essa imagem. Pelo menos o Facebook não disse que minha mulher irá me perder! 

De acordo com um relatório, a publicação de fotos como essa, onde aparecem indesejavelmene amigos do usuário, está fazendo com que anualmente 1 milhão de pessoas  desativem suas contas  no Facebook.

O que não deixa de ser engraçado, já que "Sou preocupado com minha privacidade" está listada como uma das razões que poderão ter levado pessoas sairem do Facebook.

Penso ser mais provável que usuários diriam "Eu não acho que minha privacidade está sendo protegido no Facebook" ou algo semelhante, mas o Facebook diminui a importãncia do que pensam as pessoas quando elas vão embora.

Logo abaixo da caixa de texto onde poderão ser colocadas maiores explanações porque alguém deixará o Facebook há um botão que, clicado, mostrará a seguinte opção:

"- Deixar de receber futuros emails do Facebook.
Nota: Mesmo depois que você desativar sua conta, seus amigos poderão continuar a convidar você para eventos, marcar sua pessoa em fotos  ou perguntar se quer participar de grupos. Se marcar "Deixar de receber...", você NÃO MAIS receberá emails com convites e notificações das suas amizades. "

Ou seja, gentilmente, por padrão, mesmo depois que você cancelar sua conta,  Facebook continuará a enviar emails para seu endereço, a menos que você atentamente opte em contrário.

Claro que também você pode chegar à beira do abismo e não pular.
Vá ver quem o Facebook pensa e diz que você perderá se encerrar sua conta.

Bem, hoje eu cliquei 4 vezes o link "desativar minha conta" e parei no botão final. Durante o processo as fotos mudaram algumas vezes mas sempre apareciam pessoas com as quais realmente me relaciono bem. 

De fato, não penso atualmente em desativar minha conta no Facebook embora a empresa me deixe louco.

Gosto de usar o Facebook para manter contato com pessoas apesar da sua tecnologia, penso que é importante questionar seus mecanismos e quando questionada acho que deve enfrentar o fato - eu não quero quebrar os corações das  pessoas na imagem acima que me perderão se eu for embora!
....................................
Texto original, em inglês, de Marshall Kirkpatrick no ReadWriteWeb - 06/05/10

Nenhum comentário:

 
Site Meter