sábado, 7 de março de 2009

Tribuna do Cricaré faz 25 anos e prova que imprensa “do interior’ pode ser bem feita e é importante

Há 25 anos o jornalista Márcio Castro e seu irmão Antônio de Castro começaram a publicar no "interior", norte do Espírito Santo, o jornal Tribuna do Cricaré (TC), em São Mateus, então sem nenhum veículo impresso de comunicação.
Acompanhei bem de perto, no início, a luta dos dois e ajudei a iniciativa num mínimo que pude – João Amorim Coutinho também.

Lembro da correria do Márcio quando vinha a Vitória caçar anúncios para a Tribuna do Cricaré, enfrentar figurões das secretarias e assessorias de comunicação e tudo a tempo de pegar o ônibus de volta para São Mateus. Eram 6, 7 horas de viagem cada vez.

Em 5 deste março de 2009, a Tribuna do Cricaré comemorou 25 anos com sessão solene da Assembléia Legislativa Estadual,lá em São Mateus, em homenagem, justíssima, ao jornal. Que, de fato, teve sua primeira edição em 12 de janeiro de 1984.

Reproduzo alguns trechos de texto que, a pedido meu, Antonio de Castro remeteu a este Blogracio:
--------------------------------------------
“Através do jornalismo comunitário-construtivista, a TC firmou, desde logo, o seu alinhamento científico com a dimensão espiritual. A primeira entrevista com Dom Aldo Gerna, publicada numa série de três edições consecutivas, além das luzes divinas, trouxe ao jornal, também, os primeiros boicotes e restrições dos detentores do poder econômico. “Foi aí que tivemos a mais nítida visão de ter começado a nossa jornada pelo caminho certo”, rememora o diretor-geral Márcio Castro.”
--------------------------------------------
"Para chegar a diário, [NR-Inicialmente a Tribuna do Cricaré tinha edições quinzenais]a TC intensificou os investimentos na ampliação e modernização do parque gráfico e no nível de informatização das atividades da empresa, abrindo novas vagas de trabalho e proporcionando novos treinamentos aos funcionários.

A empresa criou o Centro de Editoração Eletrônica, o Centrel, para dar suporte aos setores de criação e produção industrial. A apresentação gráfica do jornal atraiu a atenção de clientes em busca de qualidade de editoração e impressão para os seus produtos e resultou na criação da segunda empresa, a Gráfica TC Ltda, que gera, junto com a Editora Tribuna do Cricaré Ltda, aproximadamente 70 empregos diretos.”

--------------------------------------------
Além do sucesso, o respeito e admiração recebidos pela Tribuna do Cricaré só foram possíveis com muita garra e coragem para enfrentamentos políticos e empresarias dos irmãos Márcio Castro e Antonio de Castro.
Atitudes que chegaram a provocar, até, reais e fortes ameaças físicas ao pessoal do jornal.

A Tribuna do Cricaré é exemplo concreto que é possível fazer imprensa comprometida com os melhores valores sociais, éticos, democráticos e cidadãos, sem submissão aos eternos canalhas de plantão, das mais variadas ocupações e matizes.

Salve, salve, Tribuna do Cricaré !

Nenhum comentário:

 
Site Meter