sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Nome dos bois: Procon do Espírito Santo divulga Cadastro de empresas com maiores números de reclamações

Há um jornalismo que noticia problemas relacionados a produtos e serviços com a fórmula "uma padaria no bairro tal", "uma certa operadora telefônica..."(!!!) e por aí vai.
Ficam injustiçados as empresas que não as infratoras e confusos os consumidores que, a depender da ambiguidade dos registros, não sabem quem é quem.

Gira a manivela. O Procon do Espírito Santo e de outros estados brasileiros divulgaram no último dia 11, terça, o Cadastro de Reclamaçoes Fundamentadas 2006/2007. Tem os nomes dos bois, digo, das empresas, mais seus CNPJ's, motivos das reclamações, o escambau.
A lista teve muito boa repercussão e assim avança, mesmo que a duras penas, a defesa dos direitos do consumidor.

Agora, só não vale Cacau Monjardim bradar:
- Direito de consumidor é capixaba, o resto é peixada!*


Leia parte da matéria publicada no site do Procon do Espírito Santo:

"O cadastro apresenta 324 empresas num universo de 1.301 reclamações.
O Procon Estadual divulgou, nesta terça-feira (11), o Cadastro de Reclamações Fundamentadas, relativo ao período de agosto de 2006 a setembro de 2007. O Cadastro apresenta nomes de fantasia, razões sociais e outros dados de 324 fornecedores diferentes, engloba desde grandes empresas nacionais a pequenos fornecedores do Estado e registra 1.301 reclamações.

Os fornecedores Vivo, Gradiente, Benq/Siemens, Lojas Sipolatti, Nokia, LG, Evadin, Oi, Ricardo Eletro e Eletrocity são os 10 primeiros colocados do ranking geral, extraído do Cadastro de Reclamações Fundamentadas/2007.

No topo do ranking das reclamações está a operadora de telefonia móvel Vivo, com 86 reclamações. Desse total, 43% estão relacionadas à cobrança indevida.
Em segundo lugar está a empresa de eletroeletrônicos Gradiente, com 60 reclamações registradas até o dia 31 de agosto de 2007. A grande maioria das queixas diz respeito à garantia. Em seguida, está a Benq/Siemens, com 51 reclamações. Assim como a Gradiente, a maioria das reclamações está relacionada à garantia.

A Lojas Sipolatti é a quarta a receber mais reclamações. Das 47 registradas contra a empresa, 27 delas são relacionadas a problemas referentes à garantia. Na quinta posição está a Nokia, com 42 reclamações.

Em sexto e sétimo lugares no ranking estão as empresas LG e Evadin, com 38 e 37 reclamações, respectivamente. Enquanto a falta de peça de reposição foi o principal problema da primeira, questões quanto à garantia predominou nas reclamações da segunda.

A operadora de telefonia fixa Telemar aparece na oitava posição. A empresa teve 35 reclamações fundamentas. Destas, 23 foram relacionadas à cobrança indevida.
Em nono e décimo lugares estão as lojas Ricardo Eletro e Eletrocity, ambas com 34 reclamações. O principal problema das duas empresas foi relacionado à garantia..."
Fonte: Procon do Estado do Espírito Santo - 11-09-07

E o Cadastro de Reclamações Fundamentadas 2006/2007 do Espírito Santo pode ser visto ou baixado aqui.

* Como diria Marien Calixte, "xadrez para iniciantes."

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