terça-feira, 18 de julho de 2006

Surtos criativos e números fechados da propaganda capixaba

Surto

“O que você acha que é exagero, nós achamos que é audácia.”
Estampada num outdoor que está em exibição, a frase acima é conceito duma agência de publicidade em Vitória.

Não entendi. Sempre pensei que a publicidade – discussões contrárias à essa atividade, à parte – procurasse cativar pessoas justamente convencendo o público a pensar positivamente a respeito de um determinado produto ou serviço, aí incluídos, claro, os que uma agência de publicidade pode prestar.

Não parece ser o que pensam os gênios audaciososo dessa agência. Aliás, fiquei tão intrigado com a tal frase que nem gravei o nome da anunciante. E fazer anúncio que não leve o público a lembrar nome do anunciante é, com certeza, um exagero, não uma audácia.

Pra mim, a coisa ficou assim:
- Senhoras e senhores, nosso negócio é sermos audaciosos e se você acha que o que fazemos é um exagero, problema de vocês. Quanto a nossos clientes e anunciantes, se virem.
Eu diria:
- Saiam dessa.

Números fechados

A tabela de preços do Sindicato das Agências de Propaganda do Espírito Santo - Sapes, só pode ser baixada do site da entidade por “agências credenciadas” a esse sindicato.
Não podem fazer isso mortais comuns ou não agências de propaganda - ou não cadastradas no Sapes (uma sigla algo anfíbia) - justo nesses dias de propaladas transparências.
Lembrete: agências de propaganda lidam, também, com dinheiro público, coisa que, dizem, pede transparência.
Bem. Na última página da tabela, no rodapé, em letras cuidadosamente minúsculas, está a advertência que a reprodução do misterioso documento é proibida “sob pena de sanções legais”.
Passei e-mail, dia 13 último, para o sindicato perguntando quais “sanções legais” são essas até por que, a bem da informação pública, pretendo divulgar a tabela.

Lembrando o início desse post, no bloco do Surto, penso estar sendo audacioso e o Sapes exagerado, já que passei e-mail perguntando sobre a tal tabela, mas o Sapes nada respondeu. Até agora, pelo menos.

Como sei que no final da tabela tem o aviso sobre sanções legais?
Ahh, isso está na tabela de 2005, que foi livre para download.
Certo? Ahann, cof, cof. Gasp.

Finalizando esse acesso de publicitês, cito trecho do e-mail que transmiti para o Sapes:
“Será bom o cidadão comum, por que não, saber que os serviços publicitários listados na Tabela Sapes foram reajustados - não linearmente - somente 1,74% num período de 13 meses.”
Então, "Seu" Zé e D. Maria, “criação e montagem Sapes” de um santinho, aquele papelzinho que diz que um candidato é mesmo um santo, custava R$ 472,88 em 2005; em 2006 custa R$ 481,11.

Como sei desse números?
Peraí, vocês já estão querendo fazer download.

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