Há mais ciência nas cousas que nas lousas.
Essa frase célebre que acabei de criar tenta sintetizar o que é o Ig Nobel.
Ig Nobel é uma premiação, criada em 1991, destinada a idéias que “primeiro fazem a pessoa rir e depois pensar". Para você dimensionar a importância do bem-humorado Ig Nobel, sua cerimônia de premiação deste 2007 aconteceu na última quinta-feira, 4, na Universidade de Harvard, Estados Unidos.
Vencedores de fato do Prêmio Nobel - aquele dito "sério" - entregam as estatuetas do Ig Nobel - feitas à mão – e diplomas aos vencedores.
Entre as premiações de 2007 explodiu a "bomba gay". Essa arma, química, promete – ou ameaça - fazer com que soldados inimigos se tornem, todos, de ambos os lados, "sexualmente irresistíveis". Literalmente, uma arma que pode dar no que der.
Infelizmente, ninguém das forças armadas (ala aérea) norte-americanas representando os pesquisadores da "bomba gay" compareceu à cerimônia. Os organizadores do Ig Nobel declararam, frustrados, que os autores do estudo não puderam ser localizados.
A seguir, vencedores do Ig Nobel de 2007 em diversas áreas de insuspeito conhecimento humano.
----------------------------
Medicina - Brain Witcombe e Dan Meyer; um estudo sobre as conseqüências de se engolir uma espada.
Física - Chileno-americanos pesquisaram o problema de como lençóis ficam enrugados.
Biologia - Johanna van Bronswijk, holandesa, premiada por um censo de insetos, aranhas, fungos e outros seres adoráveis que dividem camas conosco.
Química - O japonês Mayu Yamamoto desenvolveu um método que extrai, de cocô bovino, fragrância de baunilha.
Lingüística – Esforçada equipe da Universidade de Barcelona provou que ratos não conseguem distinguir entre alguém que fala japonês de trás para frente de outra pessoa que fala holandês da mesma forma.
Literatura – A australiana Glenda Browne levou o Ig Nobel graças a seu estudo sobre o artigo "the" (o, os, a, as, em português) e seu tratamento por pessoas que querem colocar as coisas em ordem alfabética. Tentem.
Paz - Laboratório Wright da Força Aérea dos Estados Unidos, por pesquisa e desenvolvimento de arma química ("gay bomb") que provocaria comportamento homossexual generalizado entre soldados inimigos.
Nutrição - Brian Wansink, da Universidade Cornell, premiado por investigar os limites do apetite humano ao oferecer a voluntários um prato de sopa. Que nunca é esvaziado. Tentador.
Economia - Kuo Cheng Hsieh, de Taiwan foi ig noblizado por patentear uma engenhoca que PODE pegar ladrões de banco ao lançar uma REDE para prender os delinqüentes.
Nota: Este Blogracio lamenta que ninguém tenha inventado ainda uma rede especial para prender BANQUEIROS. Mas, com pesquisa e paciência, chegaremos lá.
Aviação – Argentinos da Universidade Nacional de Quilmes levaram o Ig Nobel por descobrir que remédios contra a impotência podem levar hamsters a se recuperarem de jet-lag.
----------------------------
O site oficial do Ig Nobel - em inglês ignóbil – é o Improbable Research
Nenhum comentário:
Postar um comentário