Apesar das declaradas ações e investimentos governamentais, o Espírito Santo continua a apresentar doloroso quadro na saúde pública.
Hoje, 3 de junho de 2009, A Gazeta online, capixaba, publica mais uma matéria sobre o assunto.
O título é “Hospital São Lucas será transferido para o HPM”.
HPM é sigla de Hospital da Polícia Militar localizado em Vitória, capital do Espíito Santo. A matéria, bem feita, de Daniella Zanotti, informa que o Hospital São Lucas, também em Vitória, será desativado por um ano.
Infoma ainda que o São Lucas é “referência em trauma no Estado” e enquanto concluem suas obras de reforma e ampliação, os serviços que hoje oferece à população “urgência e emergência, pronto-socorro, centros cirúrgicos, enfermarias e leitos” irão para o HPM.
Até aqui, tudo bem, como dizia CBR.
O que dói é a informação, na matéria, que atendimentos atualmente no São Lucas irão para o HPM “em um espaço físico que hoje está ocioso e não é utilizado”.
Segundo o jornal, esse espaço receberá investimentos de R$ 1,8 milhões e até setembro (mais três meses, apenas), poderá abrigar UM TERÇO dos serviços agora prestados pelo São Lucas.
Com anos e anos de agravamento do caos da saúde pública no Espírito Santo, sabemos agora que o HPM tem, todo esse tempo, “espaço físico e ocioso não utilizado”.
O HPM é operado pela Polícia Militar do Estado do Espírito Santo - PM-ES, “órgão vinculado” à Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social – SESP, do Governo do Estado espírito-santense.
No saite da PM/ES, o secretário de Estado da Saúde, Anselmo Tozi, informa que “o HPM vai ficar bem melhor.”
Como dizia o Jô Soares, “me tirem os tubos.”
.........................
A matéria de A Gazeta online pode ser acessada aqui.
quarta-feira, 3 de junho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário