domingo, 28 de setembro de 2008

Pra não dizer que não falei de Zhai Zhigang, Jean-Loup Chrétien e de um foguete capixaba

Pouco, mal e erradamente noticiada a viagem e saída extraveicular de um chinês no espaço.
Bem. Hoje, domingo, 6h38 de Brasília, o módulo da nave chinesa "Shenzhou VII”, retornou ao planetinha Terra.

Sábado, o taikonauta ("homem do espaço", em chinês) Zhai Zhigang saiu da Shenzhou VII, acenou com uma bandeira chinesa no negrume infinito e, está na internet, lascou mais uma célebre frase espacial:
- Cumprimento daqui o povo chinês e o povo do mundo inteiro.A China, diz a maioria absoluta da mídia mundial, é o terceiro país a ter um seu cidadão saracoteando fora de uma nave espacial.

Não é.

Zhai Zhigang é o não-russo e não-americano a passear no espaço.

Quem fez isso a primeira vez foi um cosmonauta soviético, Alexei Leonov, em 18 de março de 1965. Edward White, astronauta americano, em junho de 1965, foi o segundo caminhante do espaço.

E, tchan, tchan, tchan...o (não-russo e não-americano) a flanar fora de sua nave foi o francês Jean-Loup Chrétien, durante a missão russo-francesa da Soyuz TM-7, em novembro de 1988.
Assim, Chrétien foi o terceirão-primeirão mochileiro das galáxias.

Então, Zhai Zhigang, parabéns pra você e mais 1 bilhão e 300 milhões de chineses.
Mas, seu passeio, Zhai, foi no vácuo do Jean-Loup Chrétien.
Fala aí, ô Chrétien!
Que chose!
-----------------------------------Este post é também homenagem à equipe 2P-118 que, no último sábado, 27, em Manguinhos, Espírito Santo, lançou com sucesso um foguete, pasme, movido a água e ar. Mais ecológico ainda, o corpo do foguete é de 2 garrafas pet. A filha do autor deste Blogracio integra a equipe 2P-118. Os Gracio vão ao espacio. Desculpem.

Nenhum comentário:

 
Site Meter