“Protetor solar pode não conter o que promete no rótulo
"A informação é do dermatologista Humberto Ponzio, prof. da Universidade Federal do RS. Segundo ele, na hora de escolher um protetor solar o consumidor não deve aceitar mais protetores que atuem apenas na banda UVB, principal causa das queimaduras solares. O protetor solar ideal deve proteger tanto para UVB quanto para UVA, na proporção mínima de 3 para 1.
Conforme ressalta o dermatologista deve-se buscar, antes de tudo, um produto comercializado por empresa idônea, o que significa dizer, que tenha credibilidade e responsabilidade social, pois grande número de protetores lançados ao mercado não contém o que prometem em seu rótulo. O dermatologista ressalta ainda que não deve-se, de jeito algum, guardar o protetor de um ano para outro e que filtro formulado não é a mesma coisa.
------------------------------
Em excesso e sem proteção, o sol produz danos precoces e tardios. O mais conhecido é a queimadura solar que aparece horas depois da exposição, deixando a pele vermelha, o que além de ser uma agressão, também é uma resposta inflamatória do tecido. Precocemente ainda podem surgir reações de fototoxicidade, fotoalergia e redução da imunidade, o que favorece o organismo à instalação de doenças.
A longo prazo, por ação cumulativa ou não, há o perigo de ocorrer o câncer de pele, bem como o seu envelhecimento. Por todos estes fatores, o uso do protetor solar é fundamental e completamente indispensável para qualquer pessoa, não importando a faixa etária em que se encontra.
Portanto, o fator de proteção solar mais indicado para o uso diário é um protetor de amplo espectro, ou seja, proteção em toda faixa ultravioleta (UVA e UVB) ou maior, como por exemplo, o fator 15 (UVB 15 e UVA 5) e para exposições diretas, como em praias e piscinas, fator 30 (UVB 30 e UVA 10), reaplicando a cada duas horas. Mas, como alerta Dr. Ponzio, pessoas com pele sensível ou com maior fator de risco para câncer de pele devem usar fatores mais altos.”
Fonte: Eliana Camejo Comunicação Empresarial Ltda. - 10-12-07
segunda-feira, 10 de dezembro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário