O Dia Nacional da Luta Antimanicomial é hoje, 18 de agosto.
Um excelente artigo sobre o tema, de Lucas Ferraz, está publicado, também hoje, no Congresso em Foco.
E saite corajoso, profissonal, ético, obrigatório para os que querem saber sobre os movimentos congressuais brasileiro, muitos dos quais não abordados pela grande ou convencional mídia.
Trecho inicial do texto está a seguir.
Ao final, há link para a matéria, na íntegra, como publicada hoje no Congresso em Foco.
Leiam.
Por uma loucura melhor.
Saúde.
------------------
"Jogados para debaixo do tapete
Seis anos após implantação da reforma psiquiátrica, doentes mentais ainda vivem enclausurados em situação precária
Lucas Ferraz
A loucura ainda é um tema incômodo, seja para o próprio portador de doença mental e sua família, seja para o Estado. Sem falar no pouco – e restrito – debate sobre o assunto, seus estereótipos e a pouca atenção dada a ela pela mídia. Assim como os doentes mentais, também o debate sobre o assunto ainda é marginalizado.
Hoje (18), quando se comemora o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, data instituída há 20 anos, haverá manifestações em algumas cidades do país para lembrar o assunto – uma rara oportunidade para a sociedade ver os doentes mentais. Mas o dia, acima de tudo, serve para lembrar o pouco que se evoluiu no país desde a implantação da chamada reforma psiquiátrica, impulsionada pela Lei 10.216/01.
A lei, sancionada há seis anos, tinha como objetivo regularizar as internações psiquiátricas, na tentativa de humanizar o tratamento e promover mudanças no modelo assistencial em todo o Brasil."
Leia a matéria integral no Congresso em Foco
sexta-feira, 18 de maio de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário