segunda-feira, 19 de março de 2007

A Tribuna pega e mostra o trem errado

Volta e meia o jornalismo e seu compromisso com a verdade saem da linha em descarrilamentos impressionantes.
Ocorreu um desses na edição de A Tribuna/ES de domingo, 18 de março de 2007.

Na página 47 dessa edição, matéria tem o título "Expresso da história" e aborda (aaalllll aboooard) o livro "Romance do Expresso Oriente", do ex-dipomata e jornalista russo Vladimir Fédorovski. A introdução da entrevista com o escritor diz que o livro "conta bastidores de momentos decisivos da história do século XX passados dentro do trem que encurtou as distâncias européias e aproximou o Oriente do Ocidente".
Acontece que no alto da página há uma imagem (igual essa aí em cima) que ocupa três das cinco
colunas do jornal com a legenda "O Expresso Oriente, passando pelo interior da Alemanha, já ligou Paris a Constantinopla."

Entretanto, a imagem é na verdade um screenshot do belo Acela passando picado por uma paisagem norte-americana. Digo picado porque o Acela é um trem de alta velocidade pertencente à empresa ferroviária gigante Amtrak, dos Estados Unidos.
E NUNCA fez rota alguma do Expresso do Oriente.
O screenshot é do game Train Simulator, da Microsoft.

A imagem publicada por A Tribuna (tem crédito Divulgação!) com incorreta e enganosa legenda do Acela como trem do Expresso do Oriente é um desastre total para correta informação dos leitores.

E, vai ver, olhando pela janela do trem, o jornalista que colocou a foto tem ATÉ diploma.
Mas pegou e mostrou o trem errado para os leitores de A Tribuna.
Como brinde à paciencia do ilustre passageiro, coloco aqui belíssima imagem (sem permissão dos autores, ui! ) da 52 8055, veterana e reconstruída locomotiva utilizada em 1999 pelo Expresso do Oriente no trecho Zurique-Schaffhausen, Alemanha.
Depois dessa, acho que parto pra Sibéria.

Achei a imagem nessa estação :>)

2 comentários:

Anonymous disse...

Gracio

Você mata a cobra e mostra o pau. Naquela de A Tribuna pega e mostra o trem errado, você não perdeu tempo e deu mostra do profissional que sempre foi, não deixou por menos e como isso essa bela locomotiva do "Expresso Oriente", me trouxe belas recordações daquele filme.
Abraços
zé valdir...

Dino Gracio disse...

Zé Valdir

Do jeito que o trem anda, logo vão noticiar as filmagens de "Assassinato no Acela da Central do Brasil".
Esse, sim, será filme inesquecível 8>)

 
Site Meter